Destaques

Previsões feitas pela literatura

Sabemos que muitas obras de ficção retratam um mundo, muitas vezes, cômico de tão absurdas as suas idéias. Nos livros de ficção isso também ocorre, porém o mais interessante é que uma ideia antes absurda aos poucos vai se tornando realidade. Hoje, vemos que muitas histórias do passado assustadoramente está se tornando realidade, os nosso autores mais fantasiosos tinham uma visão de futuro esplêndida, seja por uso de alucinógenos ou não - como no caso de Huxley. Olhando para o passado, resolvi fazer uma seleção das previsões da literatura, espero que gostem e fiquem, assim como eu, assustada e excitada com o que ainda pode se realizar.

Julio Verne, a Paris do século XX e a Viagem da Terra à Lua
A Paris do Século XX, escrito em 1863, representa uma sociedade que é gerenciada por máquinas, essas máquinas fazem cálculos sozinhas, nesta sociedade os homens se comunicam entre si a milhares de quilômetros de distância e conseguem fechar contratos, ainda existem navios que são controlados por máquinas complexas.
Ele estava falando do que hoje conhecemos como computador e internet.
O livro Da Terra à Lua , escrito em 1865, foi praticamente uma profecia, veja as similaridades:

Cápsula de Verne - 4,8m de altura e 2,7m de diâmetro
Apollo - 3,7m de altura e 3,9m de diâmetro

Cápsula de Verne - Duração da jornada = 97 horas
Apollo - Duração da jornada = 103 horas

Cápsula de Verne - 03 tripulantes
Apollo - 03 tripulantes

Cápsula de Verne - Local de lançamento, Flórida
Apollo - Local de lançamento, Flórida

Cápsula de Verne - Regresso, pouso no pacífico sendo resgatado por um navio
Apollo - Regresso, pouso no pacífico sendo resgatado por um navio

H.G. Wells, tanques de Guerra, aviões e lasers
O livro A Máquina do Tempo, de 1897, descreve arranha-céus. No livro "Guerra dos Mundos", de 1898, ele descreve o laser. No livro When the sleeper wakes, de 1899, ele fala de portas automáticas.
Em The World Set Free, de 1914, ele fala de bombas atômicas, uso bélico de armas voadoras que nada mais é do que o avião.
Em alguns de seus romances ele descreveu um meio de comunicação sem fio com correio de voz, que hoje para nós é o celular.

Aldous Huxley, alucinógenos, sexo e mundo virtual.
Admirável Mundo Novo, de 1932, fala da liberação sexual dos anos 60, das drogas químicas, da manipulação genética e do mundo virtual, que nele é retratado como cinema sensível.

Hoyle e o século XXI
No livro "2010: Living in the Future, de 1972, descreveu compras pela internet, bibliotecas virtuais, ensino à distância, Webcams e etc...
Leia um trecho do livro:

“Os livros, filmes e jornais estão todos armazenados no computador da biblioteca. Primeiro você acessa o índice de biblioteca. Este arquivo contém todos os livros que já foram escritos. Não importa se eles foram primeiro escritos em chinês ou francês. Eles vão estar aqui, traduzidos para o Inglês. Há também um índice de filmes e jornais.”


Será que no futuro existirá uma máquina do tempo? Ou o teletransporte será possível? Hoje parece um absurdo, mas quem sabe... Ahhh são só histórias e que belas histórias.



2 comentários:

  1. Verdade até parece um absurdo, mas quem sabe a máquina do tempo e o teletransporte faça parte da vida das pessoas do futuro, mas só o tempo irá responder essas questões. (E se vamos ainda estar aqui para vermos hahha)
    Adorei o texto.
    Bjos!

    Leitura Por Lillifee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline,
      É surreal imaginar isso haha, mas talvez não o teletransporte e sim outras coisas mais possíveis.
      É incrível a visão de futuro de alguns autores, eles são geniais!
      Bjs ^^

      Excluir