Destaques

Culturação | Valorizando a Literatura Nacional

Depois de fazer um tema proposto pela Mony do blog MonykissesMANGIA CHE TI FA BENE, Vou fazer um outro tema do Culturação que foi proposto pela Carol do blog Diário de Uma Livromaníaca, é o Valorizando a Literatura Nacional.
O tema consiste em indicar cinco livros nacionais que todos deveriam ler.
Quem quiser conhecer melhor o Culturação é só clicar aqui.



No dia 1º de maio comemoramos a literatura nacional e por esse motivo eu fiz uma Playlist Literária com músicas brasileiras homenageando livros, aproveitando essa data resolvi fazer esse tema que é M.A.R.A.V.I.LH.O.S.O!

Eu sempre gostei da literatura nacional, isso se deve à algo que eu chamo de "burrice literária benéfica da Francine pré-adolescente", irei explicar:
Lá pelos meus 12 anos conheci um mundo maravilhoso chamado Biblioteca Municipal, até então eu só lia livros da minha escola, que eram controlados por idade.

Nessa biblioteca a primeira divisão dos livros era feita por Literatura brasileira, inglesa, francesa e etc...
E eu, burra que sou, acreditava que os únicos livros em português eram os da literatura brasileira!
Eu nem me dava ao trabalho de olhar os outros corredores...
Assim sendo, por burrice, eu li muitos nacionais e os amo de todo o coração.
Por esse motivo fazer esse tema será um prazer! Vamos lá?

Eu não poderia indicar outro livro em primeiro lugar, esse é um dos meus favoritos!
Se você ainda não leu, leia!
Vai perder a discussão em torno da Capitu?







Agora vou indicar um nacional para aqueles que gostam de literatura fantástica, e é claro que estou falando do livro do Eduardo Spohr. Gosta de seres sobrenaturais, ação e muito suspense? Esse é O livro!



Relembrando a minha adolescência eu não poderia deixar de indicar o livro Revolução em Mim, ele é maravilhoso para qualquer pessoa nessa idade. Eu tive uma outra visão de mundo a partir dessa leitura, então super indico a obra.







Voltando ao gênero fantasia vou indicar um livro pra lá de bom que em breve terá uma resenha, é o Almas Seladas do M.L. Pontes. Se você gosta de literatura fantástica com muitos mistérios vá correndo atrás desse livro!







E para concluir vou indicar o livro Cinderela Pop para aqueles que gostam de Chick List. Esse livro é muito fofo, vale muito a pena conhecer!









Eu poderia ficar indicando livros brazucas por horas aqui, mas o tema pediu cinco eu tive que me decidir, mas não posso deixar de citar André Vianco, Thalita Rebouças, Raphael Draccon, Dêner B. Lopes, Paulo Coelho, Marcelo Hipólito, Affonso Solano,  José de Alencar, Graciliano Ramos, José Saramago, Mário Quintana e tantos outros... MUITO OBRIGADA!

8 comentários:

  1. Olá Francine,

    Adorei sua lista, ótimas dicas de leitura...principalmente para aqueles que acham que aqui no Brasil não temos obras de qualidade. A cada livro nacional que leio me surpreendo com a riqueza de nossos autores.

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Quel, eu gosto muito dos livros nacionais e assim como você eu sempre me surpreendo com eles!
      Abçs

      Excluir
  2. Haha! Oi Francine!! Amei a "burrice literária benéfica da Francine pré-adolescente" ri muito aqui! Amo de todo o meu coração a literatura nacional. Tantos autores incríveis, com histórias magníficas! Vai ser muito difícil escolher só cinco, mas vou fazer em post em breve, então é melhor eu me decidir também! A discussão a respeito de Capitu é um charme a parte que o livro traz né? Eu acho, que ela traiu! rsrs. As leituras e os autores que você indicou são ótimas! O post ficou lindo!! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anya, algumas burrices são benéficas! hahaha
      Foi muito difícil escolher apenas cinco... espero sua lista =D
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Francine, confesso que o único dessa lista que li foi Dom Casmurro e odeio ele até hoje. Foi o primeiro da literatura clássica nacional que decidi ler, perto de fazer vestibular. Fui toda animada pra ler a trama de Capitu e acabei odiando Machado de Assis por não dar respostar ao leitor. Este homem com certeza está na minha lista de ídolos nacionais! Como pode prender tanto a atenção das pessoas e ainda manter elas falando sobre o assunto por décadas, haha. Na época lembro que achei a leitura cansativa - tava começando ainda, haha - mas merece mesmo estar em 1º lugar. Vou ver se encontro os outros por aqui. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deixou uma discussão que repercute até os dias de hoje, genial!
      Obrigada pela visita, bjs

      Excluir
  4. Oi Fran,
    Que delícia de escolhas! E que história maravilhosa você nos contou. Não se trata de burrice e sim falta de conhecimento (eu também já pensei assim - ahahaha) e graças a este "lapso" tive o mesmo prazer que você.
    Um viva à nossa inocência e falta de conhecimento!
    Obrigada por esta postagem tão maravilhosa.
    Um beijo!
    Blog Monykisses
    Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mony =D
      Eu que agradeço os temas propostos!
      Beijos ^^

      Excluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.