Destaques

Horror Gótico na Literatura

Eu amo livros de horror e a algum tempo atrás eu li uma edição da revista Mundo Estranho que falava sobre livros de Horror Gótico.


Eu amei as dicas de livros desse gênero e resolvi compartilhar com vocês, embarque nessa aventura macabra!

 O Castelo de Otranto, Horace Walpole
A Trama gira em torno de Manfred, um príncipe tirânico obcecado por manter a posse de um castelo, conquistado ilicitamente de sua família. Para isso, ele precisa lutar contra uma antiga maldição e, sem escrúpulos, recorre a atos de vingança e crueldade, que invariavelmente não dão certo por conta de forças sobrenaturais e acontecimentos surreais.
Vathek, William Beckford
O livros capitalizou a obsessão pelas coisas do oriente que dominava a Europa no século 18. O protagonista é o poderoso califa Vathek, um governante generoso, mas com ambição desmedida. Em busca da sabedoria plena, ele se deixa seduzir por um estrangeiro - na verdade, o demônio disfarçado - e acaba pagando alto por seu erro. A obra foi interpretada como um alerta sobre a louca busca pelo conhecimento e pelo oculto.

 Os Mistérios de Udolpho, Ann Radcliffe
O Udolpho do título é um sombrio castelo no interior da frança, onde a pobre Emily é enclausurada pela tia e seu marido maquiavélico depois que fica órfã. A atmosfera de terror do lugar é pontuada por gemidos e barulhos noturnos, criadas que veem espíritos nos corredores, passagens secretas e assaltos à propriedade. Ao mesmo tempo em que tenta escapar desse pesadelo, Emily precisa desvendar o sentido das misteriosas palavras proferidas por seu pai no leito de morte. 




O Monge, Matthew Gregory Lewis
Demônios, torturas, castigos e uma forte crítica aos ideais religiosos que fazem parte da trama de suspense protagonizada por um monge que se vê atormentado pelo desejo carnal. O diabo é uma presença constante na história, ambientada em um isolado mosteiro espanhol do século 18. O conto escrito quando Lewis tinha apenas 19 anos, foi adaptado em 2011 para o cinema, com Vicent Cassel no papel principal. 
Melmoth - O Viandante, Charles Maturin
O Nobre irlandês Melmoth faz um pacto com o diabo para ter acesso a conhecimentos ocultos. Devoto de Satã, sua missão é convencer outras pessoas a fazer o mesmo acordo com o tinhoso. Esta é a única saída que o arrependido Melmoth encontra para se ver livre de entregar a alma ao capeta quando chegar o seu dia.





Curiosidade: O termo gótico foi inspirado na tribo dos godos, povos germânicos que barbarizaram a Europa na antiguidade, levando destruição e pavor por onde passavam.

fonte: Revista Mundo Estranho

Um comentário:

  1. oi, Te indiquei pra uma tag, lá no meu blog. Pra ver clica aqui .

    Beijos.

    Quando Acordei

    ResponderExcluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.