Resenha | Em Chamas, Suzanne Collins



Gostaria muito de poder congelar esse momento, bem aqui, nesse instante, e viver assim para sempre.


Sobre o livro
Em chamas é o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes, portanto se você ainda não leu o primeiro livro da trilogia recomendo que não leia essa resenha, pois contêm spoiler.
Katniss e Peeta sobreviveram aos jogos vorazes graças à perspicácia da protagonista com um punhado de amoras envenenadas.
Esse ato desesperado fez com que os distritos tivessem esperança, pois dois adolescentes desafiaram a Capital e saíram impunes, ou seja, a Capital não é intocável.

Para justificar seus atos, Katniss e Peeta afirmam que agiram por amor e o presidente Snow exige que ambos façam que todos os cidadãos de Panem acreditem nessa versão, só desta forma será possível conter uma possível rebelião.
Katniss e Peeta encenam seus papéis na Capital e voltam para casa, porém isso não é suficiente para aplacar um possível levante, então o presidente Snow exige que eles se casem.
Em meio a tudo isso a situação piora no distrito 12, os pacificadores ficam mais violentes e qualquer transgressão, mesmo as mais bobas são punidas veementemente.

Quando parece que nada pode piorar, o presidente Snow anuncia como será a próxima edição dos Jogos Vorazes, o Massacre Quartenário, nessa versão os tributos serão escolhidos a partir do rol dos vitoriosos, ou seja, Katniss irá voltar para arena. A intenção da capital é eliminar o símbolo dos rebeldes: O Tordo.
Um novo jogo irá começar...

Minhas Impressões
Em chamas segue a mesma receita de Jogos Vorazes, porém a questão política ganha mais foco. Isso me agradou muito, pois amo livros que exploram esse tema.
Apesar da autora abordar questões políticas e sociais, ela conseguiu deixar a obra leve e de fácil entendimento. Por esse motivo ela é considerada uma distopia YA.

Um aspecto positivo dessa sequência é a apresentação dos outros distritos, nele podemos conhecer melhor a vida e rotina desses cidadãos através do foco que se dá a outros personagens.
Eu fiquei muito satisfeita com a sequência, já me decepcionei com outras obras YA e estava receosa, mas isso não ocorreu com Jogos Vorazes.

**** 
Ficha técnica
Livro: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
ISBN: 9788579800641
Share on Google Plus

Sobre Francine Nunes

Quase química. Amante de livros, séries e filmes. Assim como o Cazuza, meus heróis morreram de overdose. Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força.

2 comentários :

  1. Olá Francine, Tudo bem?

    Sempre fui fascinado por essa trilogia e infelizmente ainda não terminei de lê-la. É uma estória incrível. Adoro distopias.
    Abraços, Jean.
    sorcerersreaders.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heyyy Jean!

      Eu também amo distopias, é o meu gênero favorito!
      Quando terminar aguardo resenha viu...
      Abs

      Excluir