150 Anos de Alice no País das Maravilhas

alice no país das maravilhas

Estou atrasado, estou atrasado!

Esse mês nós vamos mergulhar no universo de Lewis Carrol e invadir o País das Maravilhas que está comemorando 150 anos de existência.
Vamos fazer de Alice nossa inspiração!



Esse tema maravilhoso foi proposto pelo projeto Culturação, que foi idealizado pelos blogs Monykisses e Diário de Uma Livromaníaca.
Obrigada meninas, vocês são demais!





Para começar eu selecionei algumas tatuagens inspiradas nesse país maravilhoso:


tatuagens alice no país das maravilhas

Eu amei essas tatuagens, ainda não tenho uma, mas a primeira tatoo que irei fazer será literária! quem sabe alguma dessas...

Saindo do universo das tatoos e indo para o mundo dos livros eu selecionei algumas edições de Alice No País das Maravilhas para ficarmos babando! Já quero todas, hehe

alice no país das maravilhas

Para deixarmos nosso dia mais maravilhoso eu listei as adaptações do livro, separem a pipoca!

Adaptações cinematográficas do livro

Alice no País das Maravilhas (1903), de direção de Cecil Hepworth e Percy Stow: essa foi a primeira adaptação do livro feita para o cinema. O filme é mudo, em preto e branco, mas mostra alguns efeitos especiais como o encolhimento e crescimento de Alice na primeira cena após “sair” da toca do Coelho Branco.

Alice no País das Maravilhas (1931), de direção de Bud Pollard: primeira versão com som da trama que foi feita em homenagem ao centenário de Lewis Carroll.

Alice no País das Maravilhas (1951), de direção de Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske: adaptação da obra de Carroll produzida pela Walt Disney Animation Studios. Na época o longa não fez tanto sucesso como o esperado.

Alice no País das Maravilhas (1988), de direção Rich Trueblood: é uma animação australiana, que, diferente de muitas outras versões, não usou de elementos contidos em “Através do Espelho”.

Neco Z Alenky (1988), de direção Jan Švankmajer: é um filme checo surrealista realizado por Jan Svankmajer, que combina ação real com animação stop motion. Ao contrário da maioria das adaptações, aqui, Alice aparece mais sombria e triste.
 
Alice no País das Maravilhas (1999), de direção Nick Willing: filme produzido para a TV, transmitido pela NBC. O longa conquistou quatro prêmios Emmy e teve atores como Ben Kingsley, Whoopi Goldberg, Gene Wilder e Miranda Richardson.

Alice no País das Maravilhas (2010), de direção de Tim Burton: adaptação do cineasta Tim Burton, da Disney, traz uma Alice mais crescida que volta anos depois ao País das Maravilhas. No elenco, está Johnny Depp, como o Chapeleiro Maluco, e Mia Wasikowska, que estreia no papel de Alice.

Para quem mora em Minas Gerais o dia será ainda melhor, tem evento temático.
Confiram a programação e tenham todos um ótimo 04 de julho! 

Programa Literário Temático em comemoração aos  anos do nosso país das maravilhas!!!

Em comemoração aos 150 anos de “Alice no País das Maravilhas”, no próximo 4 de julho, será realizada a 4ª edição do Carrollsday. Idealizadora do projeto, a artista plástica Beatriz Mom conta que a proposta surgiu em 2010, com o objetivo de tirar o foco da criatura para colocá-lo no criador:

Carroll era um lógico, mas a obra dele é totalmente sem lógica, sem senso. Acredito que ele quis ir exatamente para o aposto do que ele era e que a sua obra se consagrou justamente por ser permeada pelo sem sentido, pois isso instiga as pessoas.


Programação
Carrollsday 2015 – Especial 150 anos Alice no País das Maravilhas.
Dia 4 de julho, das 10h às 18h, no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, bairro Funcionários).
Entrada franca.

10 às 18h
EDIÇÕES ESPECIAIS DE ALICE

[Organização de Diná Araújo - Exposição de livros e outras publicações - Local: Sala de Leitura]

ALICES ILUSTRADAS
[Projeção de Alices de 150 ilustradores - Seleção de Adriana Peliano e trilha sonora e edição de Paulo Beto]

MOMTABULEIRO

[Instalação de Beatriz Mom convidando o público a participar de uma partida de xadrez absolutamente sem lógica]

ALICE NO CINEMA

[Seleção de Cristiane Lage - Filmes inspirados no livro Alice no país das maravilhas - Local: Midiateca]

10h30
CHÁ COM ALICE: UMA VIAGEM PELO MUNDO IMAGINÁRIO

[Leitura e oficina de ilustração com Érica Lima e Louise Goodman - Local: Sala do Educativo]

11 às 17h
UM CHÁ MUITO LOUCO

[Shima convida Agnes Farkasvolgyi, Christina Fornaciari, Grupo Indigestão, Julia Panadés, Rafael Bandeira e Sylvia Amélia]

14h

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - EDIÇÃO COMEMORATIVA 150 ANOS

[Lançamento oficial da edição comemorativa da Editora Zahar com ação surpresa da ilustradora do livro, Adriana Peliano - Local: Cyber]

16h
GRAND SLAM DE POESIA QUEM É VOCÊ?

[Coordenação de Mariana Lage e apresentação de Guilherme Morais - Local: Casa da Ópera - Não precisa inscrição prévia]

fonte: hojemdia.com.br

Share on Google Plus

Sobre Francine Nunes

Quase química. Amante de livros, séries e filmes. Assim como o Cazuza, meus heróis morreram de overdose. Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força.

0 comentários :

Postar um comentário