Literatura de TERROR ou de HORROR?


Olá terráqueos, vocês sabem a diferença entre Terror e Horror?
Durante algum tempo eu achava que era tudo a mesma coisa, mas não é.
Depois que eu soube que existia uma sutil diferença fui pesquisar mais sobre o assunto e descobri que essa diferença foi traçada há quase 200 anos no livro "O Sobrenatural na Poesia" da autora Ann Radcliffe.
Veja uma definição:

Definição de Terror:
"É a apreensão causada pelo desconhecimento do que virá. Pode ser tanto o temor de um assassino á solta quanto não saber o resultado de um exame médico que ateste uma doença grave. A principal característica do terror é deixar o leitor alerta."

Definição de Horror:
Um enredo de horror, por sua vez, não é centrado exatamente no mistério, no desconhecido, mas em algo chocante, asqueroso e que causa repulsa, como a cena de um desastre aéreo, com corpos estraçalhados, ou a chacina provocada por um serial killer. Você sabe na hora o que está rolando, mas mesmo assim, não deixa de ficar assustado.

Uma definição mais simples é a de um especialista em literatura gótica, Devendra Varma, ele diz que "a diferença entre terror e horror é o limite entre sentir o cheiro da morte e dar de cara com um cadáver dilacerado."

Com base nas definições acima, terror e horror são bem diferentes, mas muitas vezes eles se misturam, como a clássica cena de uma garota abrindo a porta com uma música de fundo macabra e de repente... dá de cara com um cadáver dilacerado.
Por isso é difícil encontrar uma obra que seja apenas de terror ou apenas de horror.
Um exemplo de escritor de livros de horror é o Stephen King, ele foi até mais além e denominou um estágio além do horror: a repulsa.
Agora um exemplo de obras de horror é Psicose. Apesar de ter elementos de horror, o foco é o terror.






Agora que já ta explicado a tal diferença dos gêneros, eu criei uma lista com livros de terror e livros de horror, espero que gostem e boas leituras!

Clique no nome do livro para mais informações.

Livros de Terror:

Livros de Horror:
Share on Google Plus

Sobre Francine Nunes

Quase química. Amante de livros, séries e filmes. Assim como o Cazuza, meus heróis morreram de overdose. Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força.

4 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Não sabia que havia diferença entre os termos. Pra mim eram a mesma coisa.
    Independente do significado, eu gosto do dois gêneros, principalmente das obras clássicas.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sávio, muitas vezes os livros tem os dois gêneros, então é até difícil escolher... Os clássicos são os clássicos <3
      Abs

      Excluir
  2. Olá Francine, tudo bem?
    Eu realmente pensava que Terror e Horror era tudo a mesma coisa. Mas, com a leitura da sua postagem, entendi bem a diferença e as características de cada gênero. Nunca li Stephem King, mas deve ser muito legal.
    Estou realizando um sorteio no blog, quem você gostaria de participar. Olha lá!
    Abs, Jean.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jen!
      Stephen King é muito bom! <3

      Já estou participando do sorteio!!!
      Abs

      Excluir