Destaques

Leitor ou consumidor compulsivo?


Heyyy leitores! Hoje vou falar de um problema problemático ultra hard que estou tendo: Consumismo.
Eu identifiquei esse problema em 2015, quando tripliquei a quantidade de livros da minha estante em alguns meses. Em alguns desses meses eu cheguei a comprar mais de 15 livros, para mim, isso é um absurdo!

Tudo começou quando resolvi comprar livros da literatura universal para ler... um dia.
Eu comprei uma infinidade de livros que eu vou ler daqui a alguns anos, pois alguns tem uma complexidade tão grande que é necessário uma bagagem literária extensa para conseguir absorver a obra, ou seja, estão encalhados na estante.
Depois comprei livros para ler o quanto antes, mas eu comprava mais livros do que eu conseguia ler e esse "o quanto antes" foi sendo adiado constantemente e eu me vi em um ciclo vicioso.

Um dia eu levei um tapa na cara, quando meu namorado disse: "Você não lê livros. Você coleciona livros." e de leitora eu passei a ser consumista. Fiquei muito frustrada comigo, então resolvi comprar menos livros.

Isso ajudou um pouco, mas não o suficiente. Eu não especifiquei um método para comprar menos livros, resultado? Adquiri várias séries e a diminuição não surtiu tanto efeito, já que um livro de uma série equivale a muitos outros... mas eu não desisti, afinal sou brasileira e não desisto nunca!
Comecei a pesquisar métodos para comprar menos livros e os deuses literários me ajudaram quando eu encontrei um vídeo do canal Papo de Estante abordando o tema.

A Bruna criou um método de pontos para que consigamos ler os livros já comprados, sem deixar de adquirir novos livros. De forma saudável, claro.
Eu fiz algumas modificações no método criado pela Bruna, mas vou deixar o vídeo para que vocês vejam o método original.

Método de pontos
Pontos adquiridos por leituras concluídas
Livros únicos = 1 ponto cada
Livros de série = 2 pontos cada
Pontos necessários para comprar novos livros
Livro único = 3 pontos.
Livro de uma série nova = 6 pontos
Livro de uma série em andamento = 2 pontos

Eu espero que esse método gere resultados, pois consumismo é maléfico em qualquer situação, seja comprando roupas, sapatos ou livros.
Se vocês estão passando por algo parecido, analisem a situação, pois leitor é diferente de consumista.
Até mais e para assistir o vídeo da Bruna clique aqui.

Nenhum comentário