Resenha Clube da Luta, Chuck Palahniuk

Resenha Clube da Luta. Chuck Palahniuk


A primeira regra do clube da luta é não falar do clube da luta

Sobre o livro
Clube da luta é um livro do autor Chuck Palahniuk que conta a história do... bem não é informado o nome do protagonista. Ele é um cidadão comum, que trabalha, tem seu próprio apartamento e leva uma vida pacata. O protagonista sofre com insônia e encontra num grupo de apoio, para pessoas com câncer, a paz.
Ele só consegue dormir quando frequenta uma reunião desse grupo e logo passa a frequentar diversos grupos de apoio. Em uma dessas sessões ele conhece Marla e após algumas semanas percebe que ela, assim como ele, não possui uma doença terminal. Esse fato, faz com que o protagonista não consiga mais a tranquilidade nas reuniões de grupo de apoio e sente a necessidade de algo novo. É quando ele conhece Tyler Durden, um homem com ideais peculiares.
Essas peculiaridades se intensificam quando ele pede que o protagonista lhe dê um soco o mais forte que puder e assim surge o clube da luta, um local onde você não é você. Você não é o filho, o pai, o amigo, ou o profissional. Você não é sua idade. Você não é seu nome. Você é apenas um homem batendo e socando as frustrações da sua vida com outro homem.
Logo vários clubes da luta começam a surgir e uma espécie de seita começa a tomar forma.

Minhas Impressões
Eu tinha grandes expectativas sobre esse livro e, felizmente, ele superou todas elas.
A narrativa do Chuck Palahniuk é envolvente. Através da obra ele faz diversos questionamentos filosóficos e sociais, como o modo de se conviver em sociedade, a apologia do caos, o dever de ser e existir como alguém. Esse último questionamento fica explícito nas regras do clube da luta, quando Tyler diz:
Você não é o que você faz para viver. Você não é sua família e não é quem pensa que é…Você não é seu nome…Você não é os seus problemas…Você não é a idade que tem…Você não é suas esperanças.
Esses questionamentos fez com que Clube da Luta se tornasse uma das melhores leituras do ano. Super indico a obra para quem gosta de drama psicológico.


PREÇOS E PROMOÇÕES | NOTA: 10/10 | ADICIONE NO SKOOB

*****

Ficha técnica
Livro: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
Páginas: 272
Share on Google Plus

Sobre Francine Nunes

Quase química. Amante de livros, séries e filmes. Assim como o Cazuza, meus heróis morreram de overdose. Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força.

0 comentários :

Postar um comentário