Destaques

Resenha A Revolução dos Bichos, George Orwell

Resenha A revolução dos bichos. George Orwell.


"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros."

Sobre o livro
A revolução dos bichos é uma obra escrita por George Orwell. A história contada por Orwell tem muitas representações da revolução russa. Se formos dar nomes o Major seria o Marx, o Napoleão seria o Stalin e assim por diante.
Tudo começa na Granja do Solar. O proprietário da Granja é o Sr. Jones. Essa é uma granja comum, onde os animais são explorados, porém na história de Orwell eles possuem consciência.
Em um dia qualquer, o porco Major reúne os animais para lhes falar de um sonho. Nesse sonho todos os animais são iguais, pois não há exploração humana. Ele fala de um mundo além da imaginação dos animais, mas diz que esse é um futuro inevitável.
Logo após esse discurso, o Major morre, mas a ideia plantada fica na mente de todos os animais. Então, uma sequência de fatos faz com que o impensável ocorra: Os animais se revoltam e tomam à força a Granja do solar, expulsando os humanos.
Um regime igualitário se inicia na Granja do Solar, que agora se chama Granja dos Bichos e os animais se veem livres da exploração humana pela primeira vez na vida. Isso faz com que eles sintam a necessidade de provar serem melhores que os humanos na administração da granja, então uma sucessão de regras começam a serem criadas. Desde os mandamentos básicos dos animais (como o bordão: "Quatro patas bom. Duas patas ruim.") até a divisão de alimentos e deveres de cada um deles.

Aparentemente tudo corria bem na Granja dos Bichos, mas o que era ruim, ficou ainda pior quando a ideia original de igualdade começa a ser deturpada e os primeiros princípios da Granja dos Bichos começam a ser manipulados a favor de outros animais.

Minhas Impressões
Esse livro estava encalhado na minha estante a algum tempo e o pior de tudo é que o livro nem é meu, sorte que o dono do livro é o meu noivo, então eu não fui muito cobrada... rs
Quando eu concluí A revolução dos bichos eu só pensava: "Por que eu demorei tanto para ler esse livro?" É, antes tarde do que nunca.
A história é cruelmente real e DESENHA o que foi o socialismo da União Soviética. O próprio autor diz que esse regime era uma grande farsa e que escreveu esse livro para mostrar isso. É bom ressaltar que apesar das duras criticas de Orwell, ele acreditava nos ideais de Marx. O que ele criticava era a forma como foi conduzido e deturpado.
Um dos pontos que George Orwell mais explorou na obra foi a manipulação dos fatos. Isso ficou claro quando os porcos modificavam o sentido dos mandamentos dos animais em defesa e benefício próprio, como por exemplo um mandamento que dizia: "Não matarás outro animal" foi modificado para "Não matarás outro animal sem motivo".
Eu vi várias ligações com 1984, desde a manipulação dos fatos até a disseminação do medo. Desde a força bruta para conter possíveis questionamentos até obediência cega. Por isso, acredito, que a leitura das duas obras faz com que o leitor tenha uma visão holística do que Orwell queria transmitir.

O livro é pequeno e possui uma linguagem simples, portanto a leitura é rápida e a mensagem é clara. Não tenha medo de ler o livro por ser um clássico!
Para finalizar vou deixar uma das frases que mais me marcou, além da citada no começo dessa postagem, nesse pequeno grande livro: "Humano bom é humano morto".

 PREÇOS  |  ADICONE NO SKOOB

Edição: 8,0 | Narrativa: 10,0 | Desenvolvimento: 10,0 | Trama: 10,0
 NOTA: 9,5/10,0

****
Ficha técnica
Livro: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 112

2 comentários:

  1. Oiii Fran

    Acho que eu li esse livro há muitos, muitos anos. Trabalho de escola se não me engano e já nem lembro nadinha...rsrs
    Parece ser interessante, diferente, foge dos clichês que estamos acostumados a ler sempre, esse autor é um gênio e sempre escreve coisas diferentes. Gosto disso.
    Por agora tenho muitos pendentes, não dá tempo de ler tudo oq ue queria, mas quem sabe futuramente confira essa leitura novamente, pra relembrar.
    Valeu pela dica! Ótima resenha

    beijos

    http://unbloglitteraire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Então gostei muito desse livro e recomendo que você releia :)
      Abs e boas leituras!!!

      Excluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.