O que eu aprendi com Orgulho e Preconceito


Orgulho e Preconceito | Jane Austen
Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa". O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroina irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao auto-conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.


Heeey leitores!!!
Recentemente eu comecei a participar do clube do livro Entre Leituras e está sendo uma experiência maravilhosa, Escolhemos um livro por mês para leitura e participamos de um debate sobre a obra.
O livro escolhido de setembro foi o meu queridinho Orgulho e Preconceito e como já tem resenha do livro aqui no blog e essa releitura não podia passar em branco resolvi listar 5 ensinamentos da obra de Jane Austen que podemos levar para a nossa vida.
Espero que apreciem e boas leituras!

◆ A aparência de uma coisa não define o que ela é.

◆ Não existem verdades absolutas.

◆ Você pode saber muito sobre alguém pela forma como ele(a) trata os familiares.

◆ Nem sempre temos razão. Errar é humano, reconhecer o erro é um sinal de caráter.

◆ Respeitar as diferenças é respeitar a si mesmo.

Uma palavra pra descrever esse livro? FANTÁSTICO!!!

Para conferir a resenha de Orgulho e Preconceito clique aqui.


Share on Google Plus

Sobre Francine Nunes

Quase química. Amante de livros, séries e filmes. Assim como o Cazuza, meus heróis morreram de overdose. Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força.

26 comentários :

  1. Olá!
    Esse livro parece ser muito bom mesmo! Adoro livros onde as histórias nos ensinam muito sobre a vida é percebo o quanto precisamos disso no nosso dia-a-dia.
    As frases que selecionou são muito fortes e verdadeiras e nos fazem questionar a respeito de tantas coisas.
    Amei o post!
    Beijos,
    Vitória Abdalla
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória!
      Esse livro é muito bom, um dos meus favoritos <3
      Abs e obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Francine, tudo bem com você?
    Orgulho e preconceito é um grande queridinho pra mim, adoro! Adoro Jane Austen **.**
    Não tenho muito o que comentar sobre seu post, em poucas e simples palavras você conseguiu exemplificar o conteúdo de Orgulho e preconceito. O poder da literatura sobrevivendo a décadas, as palavras de Jane Austen sobre como era viver num mundo onde poder, aristocracia e dinheiro diziam sobre o caráter de uma pessoa. Só que Jane nos mostra através de Elizabeth que as coisas podiam ser diferentes, quando a pessoa não tem vergonha de mudar seu pensamento e sentimentos. Não é?
    Obrigada pela postagem, deu vontade de reler o livro de novo!!
    Beijão!
    Viviane
    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2016/10/resenha-historia-de-nos-dois-dani-atkins.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane!
      Orgulho e Preconceito é ótimo mesmo... eu reli e acredito que irei ler de novo e de novo...

      Abs e obrigada pela visita! :)

      Excluir
  3. Amo muito este livro, amo demais o casal do livro e adorei este post, com esse apontamentos tão pertinentes. O livro foi escrito a tanto tempo e as lições continuam extremamente atuais.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ivi. Foi escrito há muito tempo e mesmo assim nos tem ensinamentos que podemos levar para a nossa vida nos dias de hoje.

      Abs ^^

      Excluir
  4. Olá, acho Jane Austen um clássico, tenho esse livro e quero muito a versão em HQ. Já li muita coisa sobre esses livros, mas nunca vi um post como seu. Muito legal trazer as lições aprendidas com um livro, até porque cada leitura nos deixa um aprendizado né? De todas essas lições, acho que a mais com a cara do livro é: Você pode saber muito sobre alguém pela forma como ele(a) trata os familiares. Amei as considerações. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também quero muito a versão em HQ, na primeira oportunidade vou comprar :)
      Abs ^^

      Excluir
  5. Oi Francine!
    Acredita que eu nunca li nada da Jane Austen? Preciso mudar isso. Ainda esse ano pretendo ler esse: "Orgulho e Preconceito". Eu já assisti o filme e gostei bastante, principalmente por causa da Elizabeth Bennet - acho ela uma personagem demais! Mas pelo longa, não consigo ver porque tantas pessoas são apaixonadas pelo Mr. Darcy...
    Espero que o livro possa me mostrar isso e que eu goste da leitura. Por ser um clássico que a grande maioria adora, sempre tenho medo de me decepcionar.
    Adorei o post! Gosto bastante quando a obra possa nos ensinar algo - até porque acredito que um dos objetivos delas é esse.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/literatura-brasileira-de-verdade-trama.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina!
      Ah... Mr. Darcy! <3
      Eu não sei explicar meu amor por esse personagem, mas adoro ele! hehe
      Que bom que você vai ler o precioso da Jane Austen!!! Espero que você goste da leitura tanto quanto gostou do filme :)

      Abs

      Excluir
  6. Oi!
    Gostei muito do seu post e da análise que você fez do livro. Austen traz muito mais do que um romance entre pessoas de classes sociais diferentes nessa história e das lições que você destacou acho que a que melhor representa Orgulho e Preconceito é a terceira, sobre ser possível conhecer alguém pela maneira como essa pessoa trata seus familiares, pois isso é algo muito presente em toda a trama; vemos constantemente Lizzie fazendo ou deixando de fazer algo pela sua família,principalmente Jane, para o bem deles ou simplesmente fazer alguma vontade da mãe. Orgulho e Preconceito é um livro único que todos deveriam ler um dia.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Fico feliz que você gostou do post ;)
      Abs ^^

      Excluir
  7. Olá amore, tudo bem com você?
    Eu nunca li nada da Jane, muito menos esse seu clássico, e sim. Foi por falta de e oportunidade, pois quero muito ocmrparbaquela edição luxuosa da Martin Claareta rsrs e meu orçamento de 2 reais fica impedindo kkk. Enfim, deve se aprender muito com a história e absorver para toda a vida sem dúvida alguma. Espero pdoerbcomrpar a edição ou se contentar com uma menos cara rsrs. Até mais vê
    Bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu sei como é quando queremos uma edição super linda de uma editora. A maioria das vezes eu espero para comprar em outras não aguento de ansiedade e compro uma edição mais em conta.
      Abs e espero que você leia e goste da leitura ^^

      Excluir
  8. Oie...
    Tenho que te dizer que esse é um livro que eu amo, mas amo demais!
    Adorei o post e achei super criativo.
    As lições que você tirou sobre o livro são bem semelhantes que as que eu aprendi e me deu uma saudade dele agora.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    O livro eu ainda não li, mas o filme eu consegui ver duas versões. Gostei bastante da adaptação, e passa exatamente isso, que as aparencias enganam, que a maneira como trata os amigos e familiares, diz muito dela. Preciso ler esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou do filme, acredito que irá amar o livro.

      Excluir
  10. Eu nunca li nada da Jane, o que é quase um absurdo. O pior de tudo é que tenho esse livro em alguma parte escura da estante, e nunca li :/ . E também não assisti o filme... Eu amei o seu post, e comecei a pensar o que aprendi com outras leituras que eu fiz na vida. O que você diz nesse post, me fez ainda mais culpada por ainda não ter lido.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelmaliana, menina... desencalhe o livro rs
      Espero que você goste da leitura! ;)

      Excluir
  11. Respeitar as diferenças é respeitar a si mesmo...
    Não querendo diminuir as outras lições listadas, já que penso que todas são realmente importantes, mas talvez essa seja a que mais deveríamos aprender. O mundo poderia ser tão melhor...
    Não consegui ler o livro (já está na hora de tentar novamente, quem sabe agora a escrita me envolva como não conseguiu antes) mas sinto falta de alguns ensinamentos mais profundos na literatura atual... Queria tanto um clube do livro por aqui...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ás vezes a leitura não flui e deixamos para depois, eu sei como é isso. Eu geralmente dou a segunda chance, mas depois de um bom tempo.
      Abs

      Excluir
  12. Olá!
    Adoro esse livro. É até engraçado, mas meu amor por ela surgiu por uma releitura. Acho que todos os ensinamentos que você obteve com a obra são incríveis e foram os mesmos que tive. Meu preferido e o que mais me marcou foi de que não existem verdades absolutas. Aprendi a ver os dois lados também.
    Vou mandar esse post para minha amiga viciada em OeP, acho que ela vai super concordar com você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      A minha releitura também foi surpreendente, apesar de ter gostado do livro na primeira vez que li.
      Abs ^^

      Excluir
  13. Infelizmente não li Orgulho e preconceito ainda, mas fora as maravilhas que leio sobre ele, saber que dá ao leitor estes ensinamentos é mais uma motivação para ler, não que eu precisasse...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Francine!
    Eu amo Orgulho e Preconceito! É um dos meus livros preferidos, tenho duas edições e já quero comprar outra para fazer uma nova releitura, sempre que fazemos isso aprendemos alguma coisa diferente né? É lindo esse livro e uma leitura para levar para a vida.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir