Destaques

A arma escarlate, Renata Ventura


“O erro de um sistema que treina seus filhos para agirem por medo da punição, não pelo desejo de manter a harmonia. No momento que a autoridade desaparece, o sistema se autodestrói.”

Sobre o livro
O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.
Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

Minhas impressões
Eu comprei esse livro pela capa. Estava em um desses sites de livros e vi a capa desse, então fiz uma coisa impensável, comprei sem ler a sinopse. Acreditei, erroneamente, que se tratava de uma fantasia original.
Comecei a leitura sem ter noção do que se tratava. Os primeiros capítulos foram eletrizantes, apesar de me surpreenderem por começar a em uma favela no rio de janeiro. Eu pensei: vai acontecer alguma coisa e o protagonista vai para um reino mágico. Bom, isso aconteceu, só que não da forma que eu esperava.
A arma escarlate não é nada original, muito pelo ao contrário. É uma fanfic remunerada de Harry Potter e eu não gosto de fanfics. A história é legal, tem muita magia, uma escola de magia, bruxos e blá, blá, blá. Só que é uma fanfic e eu murchei, consequentemente a leitura não fluiu. Só terminei o livro por causa da MLI 2017, se não fosse isso eu teria abandonado a obra.
Além de ser uma fanfic, o personagem principal é intragável. Ele tem umas atitudes incoerentes, qual a necessidade de atacar um professor legal? Ou desprezar um colega por sua região de origem? Ainda pior, não querer contado com uma personagem que veio do mesmo local que ele? Se ele despreza quem veio da favela, simplesmente por ter vindo da favela, como ele acredita que pode ser aceito? Sinceramente, eu não entendi.
No geral, se você gosta de Harry Potter, não tem problemas em ler fanfic e deseja mergulhar nesse universo dentro do Brasil esse é o livro para você. Porém se, assim como eu, você está satisfeito com o que já leu sobre e não gosta de fanfics eu não recomendo.
A edição é bem revisada, a diagramação é confortável para a leitura. Eu só não gostei do papel utilizado nas páginas, são muito finos e se não tiver o devido cuidado rasgam com facilidade.

Titulo: A arma escarlate | Autor: Renata Ventura | Editora: Novo século | Páginas: 549 | Gênero: aventura/fantasia

20 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Nunca li nada de Harry Potter por ora também não tenho curiosidade mas é uma pena que a leitura não tenha lhe agrado da até um certo "remorso" quando compramos o livro por impulso e não nos agradamos né? haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Amo HP e evito ao máximo ler fanfics das obras, então irei passar a dica dessa vez, mas vale ressaltar que o post está ótimo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro, mas ainda não li, porque outras pessoas comentaram comigo que não é uma história nada original. Eu não chego a odiar fanfics, pois já li bons livros que eram originalmente fanfics. A questão é como a história é construída e se o autor/autora sabe imprimir sua personalidade na obra.
    Infelizmente, pelo que vi da sua resenha, esse livro é bastante previsível e a autora não soube trazer novos elementos ou trazer algo de original para o seu livro. Uma pena que você tenha se decepcionado tanto com a leitura e, infelizmente, não me interessei em ler também.
    De qualquer forma, adorei sua sinceridade ao falar sobre o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Confesso que quando comecei a ler a resenha e as primeiras linhas da história, já perdi a vontade de ler vi que não gostaria. Quando veio a suas considerações sobre o livro confirmei a minha primeira impressão. Eu não tenho problema com fanfic, gosto até. Mas tem algumas que não dá. Essa, assim como você, não me agradaria também. Mas, apesar disso, pode ser que agrade algumas pessoas. Gostei da resenha e da sinceridade. Resenha tem de ser assim.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Ainda não conhecia essa obra, mas, ao conhecer um pouco sobre o enredo em sua resenha me desanimei um pouco :( Não gostei nem um pouco da premissa, também não curto fanfics e acho que não é uma leitura pra mim... Passo a dica :(
    Já comprei pela capa também e sempre acontece esses imprevistos rsrs...

    ResponderExcluir
  6. Puxa vida, que chato se empolgar com uma capa e não ter as expectativas superadas.... Fiquei um pouco confusa quanto ao conceito de fanfic remunerada, mas com certeza não leria o livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Como eu gosto de HP, com certeza vou gostar desse livro, mesmo o protagonista sendo intragável kkkk
    Mesmo assim, fiquei interessada na leitura, já estou até anotando a dica para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Sou mto fã de HP, mas ao saber que a história se passa no RJ e na favela e do nada o cara descobre que é bruxo. Ao ler isso a primeira coisa que veio em mente: Oi?!. Ja li algumas fanfics e não tenho problemas, mas acho que essa história deve ter fugido um bocado da realidade.

    Não foi um livro que me interessou, mas gostei da sua resenha pela sua sinceridade em relação ao livro. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gente, que fanfic horrível!
    Eu odeio fanfics, de verdade, então não leria de jeito nenhum.
    Ainda mais com esse nome de personagem, Hugo, já imaginei que se tratasse do meu querido Harry. Passo beem longe da dica dessa vez, rs.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Bom, tenho a dizer que você foi bem corajosa em comprar o livro sem nem saber do que se tratava, uma pena que tenha se decepcionado. Eu sinceramente não gosto de Harry Potter, então tenho certeza não farei essa leitura. Beijos, Psiu, Vem Ler!

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Nossa pela primeira vez eu vejo uma resenha que não é 100% positiva sobre essa obra, sério mesmo! Eu nunca senti interesse em conhecer esse livro, uma por conta do valor dele, e outra porque falam tão bem dele que fiquei com um pé atrás, mas de qualquer forma fico triste que não tenha gostado da obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar desse livro. Estou ciente de se tratar do HP brasileiro e nada original, mas como nunca li uma fanfic, ainda pretendo ter a arma escarlate como primeira experiência. E também quero conferir essas atitudes incoerentes do personagem, e ver como foram abordadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Lembro que conhecia a autora na Bienal do ano passado, mas acabei não comorando o livro. Não me interessei muito por depois que li a sinopse. Mesmo depois de ler sua resenha, ainda continuo não querendo ler o livro. Vou passar a dica dessa vez.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Nunca imaginaria pela capa e pelo título que a história tivesse algo a ver com Harry Potter.
    Achei criativa a ideia de um menino que morava na favela ser um bruxo, mas também não sou muito chegada a fanfics, e não sei se enfrentaria essa leitura.
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não sabia que esse livro era uma fanfic remunerada de HP e fiquei surpresa, pois o título em nada remete a história que o originou.
    Confesso que não fiquei muito interessada em fazer a leitura, pois não simpatizei muito com a história. Também não gostei nada de saber que o personagem principal é intragável.
    Vou passar essa dica bem longe haha
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi! Dependendo da fanfic fica o ó mesmo. Eu só leria para poder opinar, pois como fã é bom ler sobre essas referências, mesmo que não sejam tão boas quanto aparentam.
    Fiquei chateada pelo fato do personagem principal ser meio "maliducado". Nessa descrição dele já percebe-se que as semelhanças entre HP vão acabando.
    Sei lá, só lendo pra saber na verdade.

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Todas as resenhas que li sobre esse livro foram 100% positivas, por isso estou um tanto surpresa com sua opinião, confesso. Enfim, eu não tenho nada contra fanfics, na verdade amo! Porém, nunca me senti tentada a conhecer essa história e continuou não sentindo, sendo assim deixo a dica para alguém que possa aproveitá-la melhor.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Eu tenho nenhuma afinidade com fantasia, mas já ouvi falar desse livro. Infelizmente vou ter que deixar a dica passar devido ao meu gosto e fico triste em saber que a história não foi tão boa para você, tomara que suas próximas escolhas sejam mais agradáveis! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Eu não cheguei a ler todos os livros de Harry Potter, na verdade, li o primeiro e não curti muito, mas gosto dos filmes. Não sou muito de ler fanfic, acho que a única que eu li foi After, da Anna Todd. Uma pena que o livro tenha te decepcionado tanto, acho que eu também ficaria meio WTF com as atitudes do Hugo. Não é um livro que eu leria :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que tenho esse livro, huahauhua! Mas ainda não o li. E pelo jeito nem vou ler!

    Não gosto de fanfics... Se for pra ler fanfic de Harry Potter, mesmo que ambientado no nosso país, prefiro ler o original. Que bom que ainda não perdi meu tempo o lendo, obrigada pelo aviso!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.