Destaques

Resenha sedução da Seda, Loretta Chase


“Ela lembrou a si mesma que Duques não eram como os outros homens. Conseguir o que queriam, durante toda a vida, causava danos a seus cérebros.”

SOBRE O LIVRO
Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon. Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna. O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas. Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir.

MINHAS IMPRESSÕES
Sedução da Seda é um romance de época que conseguiu a proeza de ser diferente e clichê ao mesmo tempo. Diferentemente dos romances de época que vemos por aí, a mocinha não faz parte da aristocracia londrina, ao menos não na maior parte da história.
Marcelline Noirot é dona de um ateliê familiar. Ela é viúva e trabalha arduamente para criar a filha e sustentar suas irmãs. Como provedora da família, nossa protagonista precisa garantir o sucesso do seu negócio atraindo as damas da sociedade londrina para o seu refinado, porém pouco conhecido ateliê. É nesse ponto que começa o desenrolar da trama. Quanto mais mulheres nobres frequentarem sua loja, mais conhecido e disputado seus modelos serão. Então, Marcelline tem a grande ideia: Convencer um duque a encomendar o enxoval de sua noiva no ateliê Noirot.
Agora temos o clichê, que eu adoro! Muito romance, desejos avassaladores e proibidos. Uma queda de braço entre os protagonistas e, claro, um inconveniente impedimento.
Diante dessas características típicas de um romance de época, temos algo diferente que, para mim, foi o ponto positivo do livro: A protagonista é uma trabalhadora comum. Em diversos momentos da obra fiquei torcendo para que o "todo poderoso duque" deixasse de lado o preconceito e se rendesse ao amor, que é claro, eu sabia que faria, afinal: É um romance! Também fiquei furiosa com os inúmeros discursos patriarcais, mas, infelizmente, era a realidade da época. Por isso, a premissa do livro me agradou muito, pois colocou em cheque a ideia de diferença social. Mas... Como nem tudo são flores, a autora errou, mas errou muito no final da obra. Não vou entrar nos detalhes para não entregar spoilers, mas posso adiantar que o desfecho foi frustrante, pois todo o discurso quanto a igualdade foi por água abaixo quando a autora tirou da cartola uma inusitada "surpresa". Eu fiquei perplexa, pois NÃO TINHA NECESSIDADE!
Apesar dos pesares, a obra é cativante e me prendeu do início ao fim, por isso recomendo para quem gosta de romance de época caliente e cheio de reviravoltas.

Titulo: Sedução da seda | Autora: Loretta Chase | Editora: Arqueiro | Páginas: 304 | Gênero: Romance de época | Edição: 9,0 | Narrativa: 8,0 | Desenvolvimento: 7,0 | Trama: 7,0
NOTA: 7,7

16 comentários:

  1. Gosto de romance de época, mas concordo que quase todos possuem a mesma base de enredo e de personagens, mas no geral eu curto, ainda mais quando a leitura é cativante. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Semana passada li o quarto e último livro da série e amei. Estou bem feliz pela Loretta ter finalizado bem a série . Este primeiro livro é um dos meus preferidos tanto da série As Modistas, como dos livros da autora. Espero que você goste dos próximos livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Francine!
    Eu acho que uma das características mais proeminentes da escrita da Loretta é essa capacidade de criar histórias que nos envolvem durante todo o tempo de leitura, mesmo quando seu enredo é já tão conhecido (como é o caso de Sedução da Seda) - o que é ótimo! Tomara que você continue gostando dessa série, os outros livros dela são bem envolventes também :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Esse é o problema dos romances de época né? Algumas coisas, principalmente patriarcais nos deixam fulas da vida! Me pesa um pouquinho ter discernimento o suficiente para saber diferenciar que naquela época as coisas eram diferentes. Uma pena ela ter pecado com o final.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Francine! Confesso que não curto tanto a escrita dessa autora. Mesmo assim, também gostei de a protagonista ser uma trabalhadora comum, porém, muitas coisas não me agradaram na leitura, inclusive o final que vc mencionou. Tanto que decidi não levar a leitura da série adiante, mas talvez eu mude de ideia, porque fiquei curiosa justamente com o último livro. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da autora e com certeza não foi por falta de indicações e elogios. Apesar de adorar romances, li pouquíssimos históricos e acho que quero entrar de cabeça neste gênero por esta serie. Acho que vou adorar, do primeiro volume ao ultimo!!! Espero poder fazer isso em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Só por não ser um romance de época focado no povo da realeza já me encantou, pois sempre fui curiosa sobre essa parte do reino. Amei a capa e a idéia da autora, a narrativa parece ser maravilhosa! Darei uma chance quando puder ^^

    ResponderExcluir
  8. Hellooo!!
    Li o livro quando lançou e amei demais, do inicio ao fim.
    Nao achei tão ruim assim o final, eu gostei mto e para mim o melhor livro da serie foi esse primeiro.
    Achei legal ver a mocinha trabalhar e ganhar seu sustento e nao sendo virgeem.... e as irmas sao otimas tb.
    Amooo demais!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu adoro essa série, com certeza é uma das mais envolventes e engraçadas da Loretta.
    Quanto ao final sinceramente ele não me incomodou muito, acho que foi condizente com o resto da história e tals.
    Doida para ler o 3 e 4 dessa série

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Eu gosto de romances de época, mas ainda não li essa série da Loretta Chase. Achei bem diferente a premissa de as protagonistas serem modistas e, portanto, "comuns". Assim como você, ficaria furiosa com os discursos patriarcais, mas entendo a época em que ele se passa. Além disso, não sei o que ela a autora fez no final, mas fiquei curiosa sobre a inusitada surpresa, que você disse que não havia necessidade. Além disso, fiquei intrigada sobre o que aconteceu com a noiva dele ou será que ele nunca ficou noivo? Acho que só lendo para saber, rs.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Eu vou começar a série pelo terceiro livro e tô toda me coçando de TOC por isso! Hahahaah
    Que bom que você gostou da obra apesar dessa pequena ressalva que você teve em relação ao final. Eu sou um pouco suspeita pra falar sobre romances de época, amo o clichê que eles carregam! E acho esse diferencial do livro bacana, o fato dela não ser da aristocracia. Vou ler com certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu confesso que não tenho lido nada de romance de época, pois enjoei depois de ler tantos da Julia Quinn. Mas confesso também que esse muito me atrai, porque a mocinha realmente soa ser diferente, sendo trabalhadora e tudo mais. Que pena que você achou que a autora errou no final, isso é sempre bem frustrante. Tomara que os próximos sejam leituras positivas para você.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas já tentei ler alguns livros dela e não curti muito não. Fiquei muito contente com a mudança em relação a situação de vida da protagonista. Ela ser fora da aristocracia é muito legal. Acho que eu tenho que tentar ler, sabe? Pois posso curtir!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Adoro romances de época, achei bem interessante este justamente pelo que você falou: fugir dos clichês, ela ser mais velha e não ser rica é bem diferente. Pena que você se decepcionou com o final.

    ResponderExcluir
  15. Oiie!
    Então, eu não curti muito essa série. Não tinha tido contado nenhum com a Loretta, acho que ela escreve bem mas essa trama não falou comigo.
    Fico feliz que você tenha gostado.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi! Adoro livros de época, e já tinha visto esse livro é me encantado com a história, mas confesso que ando com uma lista tão grande que não consigo adicionar nas minhas leituras futuras. Mas quero ler um dia. Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.