Destaques

Lendo Poe | William Wilson, Edgar Allan Poe

Foto: Blog Horrorshow
"Que seja permitido, no momento, apresentar-me como William Wilson. A página imaculada ora diante de mim não necessita ser manchada com meu verdadeiro nome. Esta já constituiu por demais objeto do desprezo, do horror, do repúdio de minha estirpe."

SOBRE O LIVRO
Um conto que segue o tema doppelgänger da mitologia germânica no qual William Wilson, um jovem de descendência nobre, conhece um outro rapaz na escola com o mesmo nome. O outro rapaz é parecido com ele, tem o mesmo andar, veste-se da mesma forma e até nasceu no mesmo dia.

MINHAS IMPRESSÕES
Como vocês sabem eu estou lendo o livro Contos de imaginação e mistério do Edgar Allan Poe para o projeto Lendo Poe. E em janeiro iniciei a leitura do livro com o conto William Wilson. Acredito que eu não poderia começar um livro de forma melhor.
Desde as primeiras linhas eu fui conquistada pela escrita do autor: Uma obra prima!
No conto em questão conhecemos o narrador, que também é protagonista, ele está a beira da morte e decide compartilhar sua história e o que aconteceu para que ele estivesse naquela trágica situação.
Nas primeiras páginas somos ambientados nos primeiros anos de vida do protagonista em uma escola cheia de mistérios. É nesse período que ele conhece o outro, um aluno novo que tem as mesmas características físicas dele, que compartilha o mesmo nome, rivaliza com ele e é tido como seu irmão gêmeo. Um clássico doppelgänger!
Com o tempo, nosso protagonista sai da escola e, como era de se esperar, vai para a universidade. Os tempos de escola com o seu estranho homônimo findaram... Só que não. Em um belo dia, ou melhor, bela noite, o seu rival de escola surge e a partir daí irá se tornar um pesadelo, uma sombra, um perseguidor que irá acompanhá-lo até os confins da terra.
Desde o começo o narrador diz que é um sonhador acordado, por isso a história é pautada entre a imaginação e a realidade. Me lembrei de alguns filmes favoritos, como Cisne Negro com a atriz Natalie Portman ou A ilha do medo com o ator Leonardo DiCaprio, onde a realidade e a imaginação se fundem.
Esse conto já é um dos meus favoritos, por causa da escrita do autor, por causa do tema, porque eu amo a confusão, a perturbação, a dúvida sobre que é real ou o que é fantasia... Enfim, Edgar Allan Poe me pegou de jeito e me deixou ávida por mais e mais histórias.
"A morte se aproxima; e a sombra que a precede lançou uma influência suavizante sobre meu espírito. anseio, ao cruzar o vale sombrio, pela simpatia - quase ia dizendo pela piedade - de meus semelhantes. Eu de bom grado os faria crer que fui, em alguma medida, escravo de circunstâncias além do controle humano."

Título: William Wilson | Autor: Edgar Allan Poe | Editora: Tordesilhas | Gênero: Horror/Terror

Nenhum comentário

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.